PRÓXIMOS EVENTOS


Memorandum

Aikido não é apenas uma educação física, é também uma disciplina mental. O objetivo não é lutar "contra" seus companheiros, mas "juntos" aprender as técnicas e descobrir o espírito do Aikido.

O treinamento começa com exercícios leves que gradualmente vão se tornando mais severos, mas que nunca devem produzir fadiga excessiva. Por esse motivo mesmo os mais velhos podem continuar a praticar com prazer e sem perigo, e deste modo alcançar os objetivos a que eles mesmos se dispuserem durante a prática. Portanto, a prática deve ser sempre agradável e o seu desdobrar lento, de modo a se evitar acidentes, sem nunca perder tempo em tentativas sem sentido de força, pois não há nada a provar, somente a aprender e descobrir. Os ensinamentos do seu professor constituem somente uma pequena fração do seu aprendizado. O seu aperfeiçoamento depende quase que totalmente de seu próprio esforço.

Regulamentos e Etiquetas

  1. No tatami esteja sempre alerta e mantenha uma postura correta.
  2. Durante a aula não converse, pratique.
  3. Tente praticar com tantos companheiros diferentes quanto seja possível. Frequentemente você aprenderá mais praticando com iniciantes do que com estudantes avançados. Instruir outros faz parte do seu treinamento. Distribua o seu conhecimento e o progresso da turma como um todo, será também o seu.
  4. Durante a aula não fique saindo do tatami todo o tempo. Isso interrompe a sua concentração e a dos outros e mostra uma falta de respeito pela Arte e pelo lugar onde ela está sendo praticada.
  5. Cumprimente quando ingressar no tatami e ao se retirar.
  6. No início e no fim de cada técnica cumprimente o seu companheiro.
  7. Certifique-se que o seu Keiko-gi (quimono) esteja sempre limpo e vestido corretamente. Mantenha as unhas dos pés e das mãos aparadas.
  8. Se você tem um Kyu e um Dan, tem também uma responsabilidade correspondente.

Cortesia no Dojo

A cortesia no dojo é uma parte muito importante da arte marcial porque cria uma atmosfera de harmonia e é um excelente meio de auto-aperfeiçoamento. Cortesia no dojo, como em qualquer outro lugar, significa basicamente pensar nos outros.