O QUE É O AIKIDO

O Aikido é essencialmente uma manifestação moderna das artes marciais japonesas (Budo).

Seu fundador, Mestre Morihei Ueshiba (1883-1969), dedicou-se arduamente ao estudo de diversas artes marciais, entre elas as escolas Shinkage (espada), Kito e Daito (jujutsu tradicional), tendo esta última uma influência particular no desenvolvimento do Aikido.

oque_morihei.jpgO-Sensei Morihei Ueshiba


Os oito anos (1920-27) passados em Ayabe na sede da Omoto, uma seita derivada do Shinto, sob a liderança do carismático professor Onisaburo Deguchi, foram anos formativos no desenvolvimento espiritual do Fundador. Lá ele estudou a filosofia e os ritos de meditação e purificação da religião Shinto, aperfeiçoando-se no conceito do koto-dama (lit. palavra-espírito).

Em 1922, Mestre Ueshiba proclama o Aiki-bujutsu como uma nova forma de arte marcial, usando pela primeira vez o termo aiki de forma específica, denotando assim a influência principal da maestria do koto-dama em sua arte.

Em 1924-25, após ser desafiado por um jovem oficial da marinha, ele experimenta o sumi-kiri, a claridade da mente e do corpo realizando a união do ki do universo com o seu próprio ki.

A sua arte, a partir de então, fundamenta-se nesta realização e podemos dizer que o período 1924-25 marca o início do desenvolvimento espiritual do aikido. Em 1936, percebendo que a essência de sua nova arte era diferente da tradição das velhas artes marciais, resolve abandonar o termo bujutsu e renomeá-la como Aiki-budo e em Fevereiro de 1942 adota o novo nome de Aikido para identificar a sua arte como uma forma original e distinta de budo.

O objetivo primordial do Aikido não é derrotar um oponente em algum jogo trivial, mas sim, a superação das limitações e o triunfo sobre nossos medos e fraquezas.

Mas o Aikido é também uma defesa pessoal e suas técnicas sâo potencialmente letais. Portanto deve ser praticado com toda a concentração e intensidade.

Explicando o propósito de sua arte em uma palestra, Mestre Ueshiba assim concluiu:

"O Budo não é um meio de se derrotar um oponente pela força ou com armas letais. Também não é seu propósito levar o mundo à destruição pelas armas ou por outros meios ilegítimos.
O verdadeiro budo busca ordenar a energia intrínseca do Universo, protegendo a paz mundial, moldando e também preservando tudo na natureza em sua forma correta.
Praticar o budo é essencial para fortalecer, em meu corpo e em minha alma, o amor do kami, a divindade que gera, preserva e nutre todas as coisas na natureza."