TEXTOS

Por favor, selecione um dos textos no menu ao lado.


"...Eu muito menos considero banal um cerimonial refinado. Pois ele é o resultado de uma longa observação quanto ao método mais apropriado de se alcançar certo resultado. Se há algo a ser feito, há certamente uma melhor maneira de fazê-lo, e a melhor maneira é, ao mesmo tempo, a mais econômica e a mais elegante.

Spencer define a elegância como a maneira mais econômica de se locomover. A Cerimônia do Chá especifica em detalhes como se deve manipular uma tigela, uma colher, etc... Para um iniciante é algo bastante entendiante. Mas, logo se percebe,que a maneira prescrita é a que mais poupa tempo e trabalho. Em outras palavras, a que mais economiza o uso da força. Portanto, segundo a afirmação de Spencer, a mais elegante.

[...] Se realmente é verdade que a elegância significa economia de força, então, como consequência lógica temos que a prática constante de um comportamento elegante deve proporcionar também uma reserva e um armazenamento de força. Boas maneiras então significa poder em repouso."

A "Polidez" segundo Inazo Nitobe
"Bushido, A Alma do Japão"